Depois de inúmeros treinos, principalmente de natação, - já que não tinha ainda a capacidade de nadar 750 metros contínuos quando planejei fazer uma prova de triathlon -, algumas provas de corrida e biathlon preparatórias chegou o dia tão esperado.
O dia da estréia no triathlon! A 6ª etapa do Troféu Brasil, dia 05 de Dezembro de 2010, a semana anterior à prova é marcada por muita ansiedade, diminuição dos treinos em razão da competição e uma dorzinha no ombro por ter forçado nos treinos de natação. Mas me sentia bem confiante, tinha o apoio dos meus companheiros de treinos e da minha fotografa-namorada ...rs.
O dia 04 começou com a viagem a Santos para pegar o kit da prova, e o clima do triathlon já começava a ser sentido por mim. O pessoal chegando com suas bikes, o simpósio, etc. Foi duro me concentrar na alimentação e hidratação adequada e, por fim, conseguir dormir direito, pois eu só queria que chegasse a hora da largada rápido. rs.
O dia da competição. Apesar de ter dormido pouco acordei bem disposto. O ombro já não doía tanto, me alimentei, coloquei as coisas no carro e fui para o local da prova. Chegando lá todo o ritual de numeração, colocar o material esportivo na transição, montar a bike, etc. Depois disso saí para um breve aquecimento com um trote seguido de algumas braçadas na água para seantir a corrente e a temperatura da mesma. Alonguei um pouco e estava pronto para prova. Ou acho que estava ...rs !! Mas naquele momento não dava mais para voltar ..rs .. Só esperar a buzina da largada, o coração já estava a mil ..rs !
Dada a largada para a categoria 30 – 34 anos. Larguei com um ritmo conservador, pois não tenho a natação como ponto forte era como é o meu primeiro triathlon não sabia até onde forçar. Termineei a natação junto com a primeira transição com 17’00''. Um tempo alto, mas pra quem estava inseguro, sem saber se ia conseguir nadar essa distância, foi o suficiente.
Saí pra pedalar e de cara tomei um susto, um carrinheiro (um homem que recolhia recicláveis empurrando um carrinho) entrou na frente da bike. Tive que desviar e quase caí a uns 35 km/h, mais deu tudo certo e fui em frente me recuperando da minha natação que foi bem fraca, pedalei os 20 km pra 32 km/h de média. Saí da T2 pra corrida com pouco mais de 55’. Continuei fazendo uma prova progressiva e fiz da minha corrida a melhor parcial das 3 modalidades. Fechando os 5 km pra 21’40’’. Ganhando várias posições na categoria e fechando o triathlon com um tempo total de 1h 17’15’’. Feliz e realizado por ter completado este primeiro passo de muitos se Deus quiser. Obrigado à todos que de uma maneira ou outra contribuíram pra eu conseguisse hoje poder ser então um Triathleta !!!