quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O 1º Troféu a gente nunca esquece!!

                No dia 18 de Setembro em Santos foi realizada a 3º Etapa do Circuito Netuno de Travessias. Dia nublado com a água com a correnteza puxando bastante.
             Foram alguns atletas da equipe de Itanhaém: Adailton, Fernanda, Kleiton. E a Técnica Milena. Junto comigo e minha namorada.
             Já bem melhor recuperado da catapora, fui pra largada dos 1500 metros, a primeira travessia usando o wetsuit, me sentindo bem faço uma largada forte, passo a primeira bóia bem, colado no grupo da frente, no decorrer da prova faço muita força lutando contra a correnteza, me oriento bem mais mesmo assim a correnteza faz com que eu nade em alguns pontos em zigue- zague. Na terceira bóia estou com muitos atletas só que a correnteza está puxando muito contorno à bóia e venho pra contornar a quarta e ultima bóia só que nesse meio tempo me vejo sozinho, nadando sozinho, vou-me orientando pela bóia e penso que me perdi de novo, pois perdi o contato com a maioria dos competidores. Nisso já os sinais de cansaço são notáveis, meus ombros doem muito, e tenho enjôos, mais percebe que estou fazendo um tempo ruim e não posso diminuir o ritmo pra não piorar ainda mais a situação.
                         Contorno a ultima bóia e vou em direção ao pórtico de chegada que é uma reta, mais que de maneira alguma eu consigo fazer em linha reta em função da correnteza e da falta de força nos músculos, chego à areia e vejo o pessoal com cara de preocupado olhando pra mim, perguntando se eu estava bem, acho que era visível o cansaço, nesse ponto minha chateação por não ter feito um ótimo tempo era mais notável que o cansaço, pois como estava nadando de roupa de borracha esperar melhorar bem o tempo jeito na outra etapa que nadei sem a roupa, mas ai que fui percebendo que não tinha quase ninguém terminado a prova ainda, e fui vendo os atletas chegando com o semblante cansado um a um.
                         Fui aguardar o resultado, e consegui ficar em 4º Colocado na categoria. Todo o esforço valeu à pena, estava difícil pra mim, mas também estava difícil pra todo mundo... rs !

                   
            P.S. Apenas um problema, esqueci de levar a máquina fotográfica então não registrei a prova com imagens, só a imagem do pódio que consegui com uma amiga.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Meia Maratona A tribuna – Praia Grande

                No dia 04 de Setembro foi realizada a 8º Meia Maratona A Tribuna / Praia Grande 2011, estava um dia bonito ensolarado, estava apreensivo, pois não sabia se conseguiria concluir a prova, por dois motivos o primeiro que como viram no post anterior meus treinos foram atrapalhados pela catapora e o segundo motivo o fato de terem mudado o percurso da prova, que no ano de 2010 foi um prova 100 % plana, pra esse ano uma prova que depois do km 11 ter um trecho de 10 km com aclives e declives, na via expressa sul.







É dada a largada, comecei com um ritmo de 5’/km, mas conforme fui me sentindo bem soltei um pouco a corrida. Estava me hidratando em todos os postos e no km 8 ingeri gel de carboidrato, passei na placa de 10 km com o tempo de 47’10’’.




Continuava me sentindo bem no km 11 começaram as subidas e descidas, que foram minando minhas energias, no km 15 ingeri um gel de carboidrato, no km 16 o ritmo começou a baixar, pois o calor, o tempo parado pela catapora e as subidas começaram a fazer efeito.








Concentrei-me, lembrei de um artigo que li,que o triatleta Luiz Topan falava em mudar a postura da corrida para trabalhar outros grupos musculares menos fadigados, deu resultado as dores foram aliviando não baixei mais o desempenho e consegui terminar a prova.



Não consegui o tempo que esperava antes da ter a Catapora, mas pra quem ficou praticamente 15 dias sem atividade física, sendo eles 10 dias de cama, 1h 42’08 está de bom tamanho, melhor que o tempo de 2010 em 2’28’’.
E como Catapora só se pega uma vez na vida, ano que vem tem mais provas longas que tanto adoro!! Sem Catapora !!! rs ... 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Depois dos 30 - "Catapora" Vai entender ?!

                  Depois de ter realizado meu último short Triathlon, o objetivo seria agora a meia maratona A Tribuna Praia Grande no dia 04/09, Visando melhorar meu tempo do ano passado, que foi de 1h46’32’’ e mais ainda baixar da barreira da 1h40’ na distância de 21 km
                  Pra alcançar esse objetivo realizei 4 treinos de corrida por semana divididos dessa maneira: 
                  Dois treinos de rodagem um com volume maior outro mais curto, os dois com intensidade moderada á baixa; um treino de velocidade (tiros de 500 metros), e um treino de fartlek que a cada 15 dias se alterna com um treino de rampa.



               
               A preparação pra corrida estava indo muito bem, estava me sentindo, forte confiante, e aumentando gradativamente minha velocidade. Até que no dia 18/08 depois de ter realizado uma corrida na praia de 13,5 km no dia anterior. Acordei com o corpo estranho pra ir trabalhar, quando tirei a roupa pra tomar banho, vi que estava cheio de manchas avermelhadas, umas bolinhas. Avisei no serviço que iria ao médico, fui ao Hospital e depois de um exame de sangue ficou constatado que estava com Catapora.                                                                                                                                                          
               Resultado disso muita coceira alguns dias de febre e pra ser exato 13 dias sem praticar nenhuma atividade física, depois disso dia 31/08 voltei a correr, fiz um trote leve, nos outros dois dias que se seguiram também treinei, descansei na véspera da prova.E decidi mesmo sem estar em uma ótima condição correr a meia maratona.