sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Agradecimentos 2011

              Às vezes almejamos algo, batalhamos e alcançamos o sucesso pretendido, mas depois nos esquecemos de agradecer as pessoas que contribuíram pro nosso sucesso.





               Alguns com apoio, outros com uma dica ou conselho, outros com a sua companhia nos treinos, outros tantos amigos de internet que nem conhecemos pessoalmente, e vamos conhecendo nos eventos esportivos ou não, e outros amigos do dia-a-dia que nem fazem direito idéia dos treinos e provas a que nos submetemos, mas fazem parte da nossa vida e causam um bem estar danado. Pra essas pessoas vai meu sincero agradecimento!! Pois sem vocês, muitas das coisas não seriam possíveis ou se o fossem seriam bem mais difíceis.









                Deixo meu agradecimento aos amigos de trabalho, da comunidade do Orkut “Triathlon Brasil”, do site “Pedal.com”, do “Face book”, amigos do dia-dia, aos amigos do complexo educacional Harry Forssel onde treino natação e trabalho como professor da modalidade, amigos dos pedais de fim de semana, e a minha família que tanto amo.








E não poderia deixar de agradecer em especial a minha namorada “Patrícia” que está sempre comigo nos dias bons, e ruins, acordando de madrugada pra ir pras competições. Escutando eu falar de treinos, vídeos, equipamentos, viagens, competições, e tudo de um universo que é meu, mas que a nossa convivência fez com que o universo passasse a ser nosso também. Um muito obrigado, te amo.





Que em 2012, esse roll de agradecimento seja ainda maior, muito obrigado a todos, pois cada um a sua maneira foi importante nesse ano de vitórias!!

                                               

Resumo do ano de 2011 e Planejamento de 2012

                     
Dezembro, é um mês festivo por natureza, particularmente acaba sendo um pouco mais, pois comina com meu aniversário e aniversário do meu cunhado, soma-se a isso a confraternizações dos empregos, dos amigos atletas e dos não atletas, ou seja, festas!






Haja comida, bebida, sobremesas e todo o tipo de delicias desta época do ano. Pra coroar tudo isso teve o Natal e ainda vai ter o Réveillon.  





             Então acabei que este mês tirei um pouco o pé do acelerador nos treinos, e decide descansar um pouco, me divertir com amigos, e fazer uma higiene mental. Comi algumas delicias mas sem descuidar muito da alimentação.
             A partir do dia 02 de Janeiro tem inicio a nova temporada de treinos. O planejamento já está feito até o fim do ano, faltando definir uma prova ou outra no segundo semestre, no primeiro terei duas provas alvo, uma em Abril o GP Extreme de Triathlon que acontece na cidade de São Carlos, com a distância única no Brasil 1 km de natação, 100 km de ciclismo e 10 de corrida. E a outra prova acontece em Julho a Maratona do Rio de Janeiro, que será minha primeira prova nessa distância, depois de ter realizado 2 meias maratonas, me sinto confiante pra tentar esse novo desafio.
 


No segundo semestre minha prova alvo é o Long Distance de Pirrassunga em Novembro, fora isso ao longo do ano realizarei algumas provas pra ir me preparando e me sentindo motivado e trabalhando outras valências físicas. Realizarei pra isso algumas etapas dos seguintes Circuitos: Circuito das Praias de Corrida de Rua, Circuito Netuno de Travessias, Circuito Santa Cecília TV de Triathlon



O balanço do ano de 2011 foi positivo. Melhorei em vários aspectos, como: Resistência e velocidade na Natação baixei o tempo nos contra relógios de ciclismo, aprendi a correr cansado após o treino ou a prova de ciclismo com um desempenho bem próximo ao desempenho quando estou descansado, e perdi alguns quilinhos extras.    
Quando entramos em um universo novo, cometemos erros, e isso é bom, pois faz a gente aprender com esses erros, os meus principais foi treinar demais em algumas épocas do ano o que ajudou a me contundir, não ter uma boa logística e organização para os treinos e ainda estar em processo de aquisição de alguns equipamentos que me ajudariam nos treinos.
Mas somando os amigos que fiz, o prazer que senti em cada treino, cada competição, cada nova conquista pessoal, a satisfação de estar tendo uma vida mais saudável. Subtraindo as dificuldades de falta de tempo, conhecimento técnico em alguns casos e financeiras. Só tenho que comemorar!!!
Desejo a todos um Réveillon maravilhoso ao lado de amigos e familiares queridos, e que o ano de 2012 seja um ano de saúde, felicidade e prosperidade pra todos nós!!


                                                                Feliz 2012!!





sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A Mandala está completa !!

       No dia 20 de Novembro foi realizada a 5º e última etapa do Circuito Netuno de Travessias 2011, estava um dia lindo de sol em Santos, chegamos eu e meus amigos de Itanhaém: Ângela, Amandio, José Reinaldo, Kleiton e Millena.



        A Ângela e o José Reinaldo fizeram a prova na categoria iniciantes (750 metros), e o restante na categoria por faixa etária (1500 metros).
        A largada foi tumultuada como sempre nesse tipo de prova, mais já me acostumei o que torna as coisas mais tranquilas, mas está tranquilidade toda foi até o contorno da primeira bóia onde tomei um chute no rosto, e meus óculos saiu parcialmente à lente, parei para arrumar a lente enquanto fui sendo ultrapassado por alguns atletas, dentre esses atletas uma mulher também me ultrapassou, fiquei intrigado, pois a largada do feminino foi 2 minutos depois da minha largada, então conclui que ou tinha perdido muito tempo e estava nadando muito lento, ou ela nadava muito bem, tentei ficar na “esteira” dela na natação, mas não consegui, mesmo assim fiz uma prova de recuperação, conseguindo concluir a prova na 4º colocação na categoria.




                
            Ah sobre a mulher que me passou, mas tarde soube, que ela estava nadando rápido mesmo, fez o tempo de 18’24’’, a atleta em questão era a Carla Moreno, atleta olímpica que representará o Brasil em Londres ano que vem, como estava com a perna machucada, não foi pra uma etapa do mundial, resolveu fazer um “treininho” fazendo a travessia.



               Apesar de não ter batido meu recorde da etapa anterior acabei gostando do resultado final devido às circunstâncias da prova. Completei a Mandala Uhuuuu !! Que venha 2012 repleto de saúde, alegria e realizações, agora é férias !!





quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Contusão na Panturrilha

              
Depois de ter realizado a 4º etapa do Circuito Netuno de Travessias, meus treinos estavam focados para a última etapa do Triathlon Santa Cecília TV, mas no dia 20 de Outubro em um trote na esteira na academia, escorreguei e machuquei a panturrilha esquerda, a mesma que já tinha machucado no início do ano, só que desta vez machuquei a parte lateral do músculo e no inicio do ano machuquei a parte posterior.
Então não vou repetir o mesmo erro e competir contundido, cancelei minhas participações na última etapa do Triathlon Santa Cecília TV e na última etapa do Biathlon Gatorade no Guarujá, sobrando assim à última etapa do Circuito Netuno de Travessias no dia 20 de Novembro.

 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

“Quebra do recorde pessoal”


No dia 16 de Outubro, em Santos aconteceu a 4º Etapa do Circuito Netuno de Travessias. Um dia frio, com uma chuvinha fininha, mas constante. Aquele tipo de chuva que te faz pensar em ficar na cama o resto do dia.
Mas uma vez fomos em alguns atletas de Itanhaém: Ângela e Jose Reinaldo, estreando na categoria iniciantes (750 metros), Fernanda, Kleiton e eu na etapa de 1500 metros. E a Milena nos acompanhando novamente!




Fiz uma prova ótima, me orientei bem no mar, sem me perder nas bóias e fui aumentando o ritmo progressivamente até o término da prova. Onde bati meu recorde pessoal, fechando a distância em 25’12’’. Fiquei em 4º lugar mais uma vez na categoria




Estou muito feliz com o tempo que fiz, e com a evolução na natação!! Se continuar assim o Long Distance passa a não ser um sonho assim tão distante!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O 1º Troféu a gente nunca esquece!!

                No dia 18 de Setembro em Santos foi realizada a 3º Etapa do Circuito Netuno de Travessias. Dia nublado com a água com a correnteza puxando bastante.
             Foram alguns atletas da equipe de Itanhaém: Adailton, Fernanda, Kleiton. E a Técnica Milena. Junto comigo e minha namorada.
             Já bem melhor recuperado da catapora, fui pra largada dos 1500 metros, a primeira travessia usando o wetsuit, me sentindo bem faço uma largada forte, passo a primeira bóia bem, colado no grupo da frente, no decorrer da prova faço muita força lutando contra a correnteza, me oriento bem mais mesmo assim a correnteza faz com que eu nade em alguns pontos em zigue- zague. Na terceira bóia estou com muitos atletas só que a correnteza está puxando muito contorno à bóia e venho pra contornar a quarta e ultima bóia só que nesse meio tempo me vejo sozinho, nadando sozinho, vou-me orientando pela bóia e penso que me perdi de novo, pois perdi o contato com a maioria dos competidores. Nisso já os sinais de cansaço são notáveis, meus ombros doem muito, e tenho enjôos, mais percebe que estou fazendo um tempo ruim e não posso diminuir o ritmo pra não piorar ainda mais a situação.
                         Contorno a ultima bóia e vou em direção ao pórtico de chegada que é uma reta, mais que de maneira alguma eu consigo fazer em linha reta em função da correnteza e da falta de força nos músculos, chego à areia e vejo o pessoal com cara de preocupado olhando pra mim, perguntando se eu estava bem, acho que era visível o cansaço, nesse ponto minha chateação por não ter feito um ótimo tempo era mais notável que o cansaço, pois como estava nadando de roupa de borracha esperar melhorar bem o tempo jeito na outra etapa que nadei sem a roupa, mas ai que fui percebendo que não tinha quase ninguém terminado a prova ainda, e fui vendo os atletas chegando com o semblante cansado um a um.
                         Fui aguardar o resultado, e consegui ficar em 4º Colocado na categoria. Todo o esforço valeu à pena, estava difícil pra mim, mas também estava difícil pra todo mundo... rs !

                   
            P.S. Apenas um problema, esqueci de levar a máquina fotográfica então não registrei a prova com imagens, só a imagem do pódio que consegui com uma amiga.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Meia Maratona A tribuna – Praia Grande

                No dia 04 de Setembro foi realizada a 8º Meia Maratona A Tribuna / Praia Grande 2011, estava um dia bonito ensolarado, estava apreensivo, pois não sabia se conseguiria concluir a prova, por dois motivos o primeiro que como viram no post anterior meus treinos foram atrapalhados pela catapora e o segundo motivo o fato de terem mudado o percurso da prova, que no ano de 2010 foi um prova 100 % plana, pra esse ano uma prova que depois do km 11 ter um trecho de 10 km com aclives e declives, na via expressa sul.







É dada a largada, comecei com um ritmo de 5’/km, mas conforme fui me sentindo bem soltei um pouco a corrida. Estava me hidratando em todos os postos e no km 8 ingeri gel de carboidrato, passei na placa de 10 km com o tempo de 47’10’’.




Continuava me sentindo bem no km 11 começaram as subidas e descidas, que foram minando minhas energias, no km 15 ingeri um gel de carboidrato, no km 16 o ritmo começou a baixar, pois o calor, o tempo parado pela catapora e as subidas começaram a fazer efeito.








Concentrei-me, lembrei de um artigo que li,que o triatleta Luiz Topan falava em mudar a postura da corrida para trabalhar outros grupos musculares menos fadigados, deu resultado as dores foram aliviando não baixei mais o desempenho e consegui terminar a prova.



Não consegui o tempo que esperava antes da ter a Catapora, mas pra quem ficou praticamente 15 dias sem atividade física, sendo eles 10 dias de cama, 1h 42’08 está de bom tamanho, melhor que o tempo de 2010 em 2’28’’.
E como Catapora só se pega uma vez na vida, ano que vem tem mais provas longas que tanto adoro!! Sem Catapora !!! rs ... 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Depois dos 30 - "Catapora" Vai entender ?!

                  Depois de ter realizado meu último short Triathlon, o objetivo seria agora a meia maratona A Tribuna Praia Grande no dia 04/09, Visando melhorar meu tempo do ano passado, que foi de 1h46’32’’ e mais ainda baixar da barreira da 1h40’ na distância de 21 km
                  Pra alcançar esse objetivo realizei 4 treinos de corrida por semana divididos dessa maneira: 
                  Dois treinos de rodagem um com volume maior outro mais curto, os dois com intensidade moderada á baixa; um treino de velocidade (tiros de 500 metros), e um treino de fartlek que a cada 15 dias se alterna com um treino de rampa.



               
               A preparação pra corrida estava indo muito bem, estava me sentindo, forte confiante, e aumentando gradativamente minha velocidade. Até que no dia 18/08 depois de ter realizado uma corrida na praia de 13,5 km no dia anterior. Acordei com o corpo estranho pra ir trabalhar, quando tirei a roupa pra tomar banho, vi que estava cheio de manchas avermelhadas, umas bolinhas. Avisei no serviço que iria ao médico, fui ao Hospital e depois de um exame de sangue ficou constatado que estava com Catapora.                                                                                                                                                          
               Resultado disso muita coceira alguns dias de febre e pra ser exato 13 dias sem praticar nenhuma atividade física, depois disso dia 31/08 voltei a correr, fiz um trote leve, nos outros dois dias que se seguiram também treinei, descansei na véspera da prova.E decidi mesmo sem estar em uma ótima condição correr a meia maratona.
                  

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Boas noticias em dobro !!

No dia 14 de agosto em São Vicente, aconteceu a 3º etapa do triathlon Santa Cecília TV. Sai cedinho de Itanhaém, com minha namorada e dublê de fotografa, mais o que foi mais legal, foi a primeira vez sair pra ir pra uma competição da minha casa, pois recebi as chaves no dia 02/08, e no dia 06/08 eu me mudei, a primeira boa noticia deste post!
Chegando a São Vicente, estava muito frio e uma chuva fina, seria uma boa oportunidade pra experimentar o meu wetsuit.



Como faltou energia elétrica na região o chip não pode funcionar o que fez com que a cronometragem fosse manual, e fez com que eu me perdesse também nas minhas parciais.
Mas fiz uma natação boa sai da água com 13'26'', não sai com os lideres mais deu pra sair no pelotão intermediário o wetsuit ajudou pois o mar tava com correnteza e tive que fazer força pra nadar.



O ciclismo foi com vácuo, mais feito todo sem vácuo, pois, em nenhum momento encontrei ninguém que desce pra revezar a roda, ou estavam num ritmo muito acima do meu, ou em um ritmo muito abaixo, os ventos também estavam arrasadores, em alguns trechos pedalar acima dos 30 km/h já era algo demasiadamente extenuante, então pra eu fazer uma prova boa tive que fazer muita força sozinho na bike. Conclui que com o ritmo que nado, terei que treinar muito contra relógio na bike, pra melhorar o tempo total, pois é praticamente eu sozinho contra os pelotões. Tenho que ser quase um “Cancellara”... rs !




Resultado da força demasiada na bike paguei na corrida com o cansaço, mais mesmo assim consegui fazer uma corrida razoável, em torno dos 22’ e fechar o triathlon com 1h 15’59’’. Meu recorde para a distância short !



Feliz e realizado, pois consegui realizar o que me propus a fazer que foi melhorar meu tempo total, mesmo não tendo um dia favorável em função do clima !!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Brinquedinho Novo “Wetsuit – Orca S3”

                    
Como meu objetivo futuro é participar de provas de longas distâncias no triathlon e como não tenho como ponto forte a natação, decidi comprar uma roupa de borracha pra triathlon (wetsuit). Pra me ajudar nos dias frios e com a flutuabilidade na água.
Depois de pesquisar em alguns sites e fóruns acabei me decidindo adquirir o modelo S3 da marca Orca.




Demorou uns 30 dias pra chegar ao Brasil, e quando chegou deu um trabalho pra eu conseguir vesti-la, pois é difícil no inicio, dá medo de cortar o wetsuit com a unha puxando, mesmo usando sacolas plásticas pra ajudar a vestir. Mas com o tempo espero ficar bom nisso!





Fiquei pensando em como faria pra tirar no triathlon, pesquisei e vi que alguns atletas usam condicionador de cabelos, para passar nos punhos e nas canelas, testei e vi que facilita mesmo na retirada.
Sobre a flutuação é ótima, e pelas minhas contas melhora em torno de uns 4’’/ 100 metros no desempenho. A parte térmica é muito boa não se sente quase nada de frio.
Agora #Boratreinar pra melhorar!!!


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bike Fit

                          
Com o intuito de melhorar o conforto, desempenho e eliminar algumas dores, fiz neste sábado dia 18 de junho o meu bike Fit, em São Bernardo do Campo na Ciclo assunção.





Deixar os cambitinhos cansados de tanto treino!! 



Descobri que a “Josephine” a minha bike – com o quadro tamanho 56 cm (Aerotech Rocket SL), está adequado pra minha altura, mas tive que trocar o canote do selim, pois que estava na minha bike era baixo e não tinha uma regulagem maior, e vou ter que trocar o avanço de guidão por um menor, pois está com um de 90 mm e vou ter que colocar um de 80 mm. No mais agora é só caprichar nos treinos sem dores e procurando melhorar o desempenho!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mudança de planos

               Depois de ter machucado a panturrilha, e recentemente ser atropelado, acabei mudando os planos pra Junho e Julho e em vez de competir, vou focar apenas nos treinos pra fortalecer o músculo das pernas e melhoras algumas aspectos técnicos e também adquirir algumas coisas que me ajudaram em um futuro próximo no meu desempenho.



Estou fazendo pilates por um tempo, nadando e fazendo musculação. Quando melhorar adiciono os treinos de RPM, pois está chovendo muito estes dias pra sair pra pedalar na estrada. À medida que forem progredindo troco os treinos de RPM por treinos de bike na estrada, e os treinos de pilates por treinos de corrida. E assim que ficar bom pra correr irei começar a realizar simulados de triathlon, fazendo a parte de natação na piscina, tudo isso visando a 3º Etapa do Triathlon Santa Cecília já que a segunda em maio não poderei participar, farei a de Agosto.





           Estou confiante que assim conseguirei melhorar o meu tempo que é de 1h17’15’’.
          


           PS: Uma boa noticia comprei a casa, agora é só esperar a parte burocrática do banco estar Ok e mudar pra casa nova. Eba!!!
                

domingo, 15 de maio de 2011

Fui atropelado de moto

Um dia depois de ter feito a Travessia, no dia 02/05. Trabalhei normalmente, e ao retornar do trabalho á dois quarteirões da minha casa um carro entra na contramão pra me ultrapassar e mesmo eu ligando a seta e a preferencial sendo minha ele avança e atinge a lateral da minha moto, como vi que a colisão era inevitável acabei pulando e deixando o carro colidir apenas com a “Berenice” – (nome da minha moto).

Como pulei acabei não sendo atingido pelo carro, mais torci o tornozelo na queda e tive alguns arranhões, a Berenice coitadinha! Ira ter que trocar algumas peças, mais logo, logo ela estará boa e eu também. rs!! Como não é uma postagem das mais positivas, essa de hoje vai sem foto mesmo!


PS: Já que agora vou ter que ficar uns dias sem atividade física vou aproveitar pra ver casas, pra se tudo der certo adquirir minha casa própria. Nem só de noticias ruins podemos viver! Pensar e agir positivamente!

terça-feira, 3 de maio de 2011

2º Etapa do Circuito Netuno de Travessias 2011

No dia 1º de Maio foi realizada a 2º Etapa do Circuito Netuno de Travessias, realizada mais uma vez no Canal 6 em Santos, na ponta da praia.




Estava um dia de sol ameno, o mar estava calmo e estava me sentindo melhor da panturrilha, meus treinos na piscina tinham melhorado, e estava confiante que conseguiria abaixar o meu tempo da primeira Travessia.



Fiz uma largada em um ritmo conservador, mais uma vez me orientei bem com a mascara, acho que estou pegando o jeito da coisa, ou pelo menos ficando menos ruim na orientação no mar, não nadei em um ritmo forte,desde a largada até o contorno da primeira bóia,(total de 4 bóias formando um retângulo a ser contornado ), pois na etapa anterior tinha feito isso e acabei ficando muito cansado no resto da travessia, do contorno da segunda bóia em diante fui aumentando o ritmo de maneira gradativa, e fechei a competição com o tempo de 30’24. Ainda não é o mesmo tempo que faço na piscina que é 29’, mas está se aproximando.
Recebi a segunda medalha que junto com a primeira vai formando uma mandala, se completar o circuito todo,as 5 etapas, ela estará completa.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

3º Etapa Costa da Mata Atlântica

          A XII Travessia - Maratona Aquática Rio Itanhaém,com a distância de 1500 metros, aconteceu este domingo dia 10 de Abril , um dia nublado com água fria, por volta dos 23º segundo informações da organização, com uma corrente vazante sentido Rio – Mar. O que ajudou muito os atletas a melhorarem seus tempos na prova.
Ainda não estando 100 % da contusão da panturrilha, mas com vontade enorme de voltar a fazer algo em ritmo competitivo, voltei a competir, estava agendado no meu calendário um biathlon pra hoje, mas em função de ainda não poder correr, acabei substituindo por está travessia.


 Foi minha primeira travessia em minha cidade, o que é legal, pois é uma prova com muitos amigos e colegas de treino participando o que dá pra antes da largada, colocar o papo em dia.
 Estava estreiando em travessia minha mascara nova, com condição de visibilidade do tempo e da água semelhantes as que encontrei na travessia Netuno em Santos. E a diferença de visibilidade foi gritante, em nenhum momento tive problemas de orientação. Tendo que me preocupar somente em nadar mesmo.



 A largada foi realizada no cais, tivemos que pular na água, e esperar a sinal de largada, estava focado de nadar encaixando a técnica e fazendo bastante força no inicio pra ver até quando mantinha o ritmo forte, o que foi em boa parte ajudado pela correnteza e também pela temperatura da água amena. Mantive esse ritmo até perto da chegada na praia da saudade, ai a fadiga começou a aparecer e ai lembrei a citação do ciclista italiano – Marco Pantani : Quando mais rápido eu for, mas rápido acaba o sofrimento. Resultado disso foi um tempo de 20’30’’. O que dá uma média de 1’22’’ a cada 100 metros, claro que ajudado pela correnteza que estava fazendo, mas o resultado da prova me deixou muito feliz, fiquei em 6º na categoria, e estou aos poucos melhorando meus tempos e não senti nenhuma dor na panturrilha.